quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Um Romance Através do Século XX


O MUNDO EM CEM ANOS

Passaria despercebido talvez um fato mui hilariante: - A humanidade como um todo, mal começou a engatinhar e já quer participar de olimpíadas. Em certas épocas ela já o tem tentado, e o resultado foi se embaraçar sobre os próprios pés.


A herança do século XIX nos legou algumas ilusões e insanidades psíquicas fora dos padrões ao nível tecnológico até então alcançado; Hiroshima, Auschwitz ou Etiópia não tiveram uma história nada romântica.


Mais uma vez a causa disso tudo foi a supremacia irracional de baixo nível psíquico; de qualquer forma, ainda hoje países de todo o mundo quer dominar o centro de poder em tudo que lhe dizem ou não a respeito, fazendo da boa e velha terra palco para disputas olímpicas e por fim tropeçando nos próprios pés.


Porém, essa análise já foi demais debatida por nossos amigos acadêmicos; há quem pense diferente, há quem discorde disso tudo, e com uma boa razão.


Conforme a lei de causa e efeito, a história do século não passou de algumas peças de xadrez movidas pelas anteriores, daqui alguns milhares de anos talvez chegamos à algum xeque-mate decisivo.


A evolução humana e universal, como não pode ser de outra forma, continua seu curso perfeitamente, mas como todos nós temos a lívre arbítrio, talvez algumas jogadas erradas atrasaría todo o percurso rumo ao Objetivo Final.


A questão "X" do século XX e agora príncipio do século XXI está no rápido desenvolvimento científico-tecnológico, não se pode esquecer que nos demos o luxo de irmos até a lua!


Mas quando a evolução psíquica está abaixo da evolução científica...




A RAZÃO DO ESPÍRITO (1900 - 2000 A.D.)




Devido às várias manifestações sociais e políticas do século XIX, a igreja neste século (XX e início XXI) está se vendo forçada a deixar de lado o monopólio político e psicológico e se ater apenas às suas economias e terras conseguidas desde então. Porém, no momento em que escrevo estas linhas, o Papa Bento XVI, está tentanto reaver os antigos princípios da igreja, concernentes aos aspectos psicológicos e sociais, fazendo inclusive preregrinações à diversos países, afim de que a igreja possa reaver seus antigos valores, porém sem muito sucesso, devido aos detalhes e particularidades que continuaremos a delinear.


Com isso as divagações intelectuaissobre o campo especulativo deu suas asas à imaginação, o resto Freud explica...


O fato é que a idéia-força da maioria das pessoas ainda continua bastante atrasada. É óbvio que a cada dia que passa, um número, é verdade, bem limitado de pessoas se encontram em estado de evolução absoluta; De outro modo a Lei Cósmica causa-efeito não seria justificada.


O século XX nasceu em estado precário de saúde, as constantes guerras levaram as pessoas à desconfiança, fanatismo e revolta. Daí nasceram muitas seitas, a guerra pela religião que já era intensa, se disseminou ainda mais, levando a muitos "visionários" e oportunistas a ditarem o fim do mundo. Mas isso não mudou muito, recentemente alguns pseudo-profetas declararam publicamente que o mundo iria acabar em agosto de 1999. Muitas pessoasa levaram a sério e se deram mal, mas na realidade tudo não passou de um golpe de marketing. A teoria que aplicaram a isso foi a profecia de Nostradamus com referencia ao mês sete de 1999.


Como sempre, depois de tudo, veio o velho ceticismo ao profeta. Na realidade, as profecias de Nostradamus está acima de qualquer interpretação literal, além do que isso não vem ao caso agora.


Voltando ao começo do século XX, o que antes era uma disputa por terras acabou transformando em culto ao espírito através da guerra. Pode soar vergonhoso, mas é a mais pura realidade.


Como muitos ainda não sabem, o nazismo obteve suas idéias através de uma Ordem Negra, originária do Tibet; com o passar dos anos foi imposta a prática de sacrifícios humanos em favor da referida Ordem, resultado: - millhões de pessoas sacrificadas por nazistas que por sua vez consistia uma religião.


De outro lado os americanos estudavam através da tecnologia oferecida pela guerra, as experiências com a quarta dimensão, uma assunto muito delicado para se falar.


Hoje cada vez mais proliferam igrejas de toda a espécie, talvez seja o melhor, pois as pessoas começaram à sentir que há algo à mais no que pensar, naquilo em que buscar.


Pelos erros que foram cometidos no começo do século XX, hoje os preços são altos e, o mundo precisa ser reconstruído para que a evolução possa prosseguir, a humanidade como um todo forma um só espírito e, é através dele que nos alimentamos da harmonia divina, é através dele que a história prepara seu próximo conto.


Eis aí a verdadeira razão do Espírito.




RESUMO DE MEIA ÓPERA / MEIO - SÉCULO




Se a ópera está incompleta, é porque o restante foi destruição, guerra e uma porção de não-comédia-trágica.


Por mais que digamos isso ou aquilo, a realidade é a seguinte:


A evolução Cósmica que vem nos retratando há bilhões de anos, continua a representar perfeitamente seu papel.


Desde que fomos "expulsos do paraíso" só nos resta escolhermos entre o bem e o mal e "pagarmos o preço" para retornarmos ao lar.


Com certeza a humanidade está bem mais desenvolvida em relação à outrora, se o mal está em maior número, é porque há bem mais pessoas na face da terra, à maneira dos franceses podemos dizer, "há um finesse".


Para encerrarmos esse subtítulo, usaremos, ou melhor, pegaremos emprestado a frase dos eclesiásticos apocalípticos: - Pode se chegar mil anos, mas de dois mil não passará.


Quer dizer, "...pode chegar sete vidas, mas até 7 x 7 (sete ao quadrado) alcançará o quadrado perfeito, ou seja, a iluminação Cósmica. "


Os cabalistas sabem muito bem o que isso quer dizer, está é a chave, vamos guardá-la com carinho, para que com ela possamos abrir a porta do próximo milênio.





(Evandro B. Lira - escrito originalmente em 31-12-1999)














Nenhum comentário: